As conjuntivites alérgicas geralmente ocorrem nos dois olhos, muito raramente podem ocorrer em um olho só. Se ocorre em apenas um olho, uma causa provável seria o agente causador da alergia entrar em contato apenas com esse olho, como ocorre quando cai um cisco ou após cirurgia em que fica um fio de sutura no olho. Outra possibilidade seria a pessoa coçar apenas o olho direito com as mãos contaminadas com o agente desencadeador da alergia.

A alergia ocorre em pessoas predispostas. Por outro lado, não é contagiosa e não passa de um olho para o outro nem de uma pessoa para outra. O que pode ocorrer é a manifestação alérgica começar apenas de um lado e depois atacar os dois olhos.

Existem muitos tipos de conjuntivites alérgicas, todas elas têm como uma de suas principais características a presença de coceira nos olhos e ou nas pálpebras. Nunca se deve coçar os olhos, pois o ato de friccionar o olho libera substâncias que provocam mais coceira.

É muito sábio o ditado popular que diz que “comer e coçar é só começar”. Colocar uma compressa de água filtrada fria (não gelada) alivia muito o desconforto nesses casos. Outros tipos comuns de conjuntivite são as crônicas, irritativas, infecciosas (causadas por vírus ou bactéria) e traumáticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *