busca:  

São Paulo, 15 de setembro de 2014.


FAQ

A conjuntivite no recém nascido não é perigosa. Leite materno ou água boricada nos olhos do bebê resolve o problema?
A causa mais comum de conjuntivite nos olhos do bebê é a irritação causada pelo colírio de nitrato de prata a 1% que deve ser obrigatoriamente instilado na hora do nascimento, mas que não ocasiona problema ocular.

Ter bichinhos de estimação em casa não faz mal à saúde das crianças?
Deve-se atentar á higiene e à limpeza, pois as fezes de animais domésticos como gato, cachorro e aves podem transmitir uma doença que provoca inflamação interna (uveíte), que em alguns casos pode levar à perda de visão.

Se os pais usam óculos, o filho com certeza usará também?
Se os pais usam óculos com lentes acima de sete graus, há uma probabilidade maior de que os filhos precisem também usar óculos desde pequenos, mas não é uma regra absoluta. Recomenda-se aos pais que se enquadram neste caso levarem seus filhos ao oftalmologista com dois anos de idade; ou antes, caso percebam alguma anormalidade visual.

Assistir televisão muito próximo à tela pode prejudicar a visão?
Aparelhos de televisão não emitem raios que possam prejudicar os olhos, mas é mais confortável sentar-se pelo menos a 1m da tela do aparelho. Para a saúde da criança como um todo não convém deixar que ela passe muitas horas em frente à TV, porque ela acaba perdendo muito tempo em situação passiva, em vez de desenvolver atividades que estimulem a reflexão e a destreza corporal.

Estrabismo sara sozinho?
Até os seis meses de vida, a criança pode apresentar alguns movimentos descoordenados dos olhos, ou mesmo ficar estrábica por alguns segundos. Passada essa idade, se ela apresentar qualquer alteração no paralelismo dos olhos, os pais devem levá-la para uma consulta oftalmológica, a fim de evitar que o estrabismo se torne permanente e a criança desenvolva ambliopia ( olho mais fraco; preguiçoso).

Lentes de contato podem sair do lugar e ir para trás do olho (fundo do olho) e chegar até o cérebro?
Lentes de contato não vão para o fundo do olho e muito menos alcançam o cérebro. Quando ela se desloca se aloja na pálpebra inferior ou superior, e é facilmente removível.

A catarata precisa amadurecer para ser operada?
O tratamento da catarata é cirúrgico, por isso mesmo só indicado quando a diminuição da visão atrapalha atividades do cotidiano ,como trabalhar,ler, dirigir...

Glaucoma é contagioso?
O glaucoma não é contagioso, mas pode ser hereditário.Ocorre em 2% da população geral com idade superior a 50 anos de idade, e em 10% da população de pessoas que tem glaucoma na família.

A cenoura faz bem para os olhos?
uma dieta equilibrada e rica em frutas, legumes e verduras é boa para a saúde como um todo, mas não se pode estabelecer uma relação direta entre o bom funcionamento dos olhos e uma dieta saudável. Quem usa óculos precisará continuar usando, mesmo que mantenha uma dieta saudável e equilibrada.

Ler num veículo em movimento pode fazer mal aos olhos?
Ler durante um trajeto de ônibus, carro, trem ou avião não prejudica a visão. Esse tempo "ocioso" pode ser utilizado sem problemas para leitura ou trabalho, dependendo de cada pessoa, pois umas podem sentir enjôo e outras não.

Coçar os olhos é normal? Faz algum mal?
É muito perigoso coçar os olhos, pois sua estrutura mole e sem ossos no interior faz a pressão do dedo alterar as estruturas internas abruptamente, podendo levar ao aumento da pressão intra-ocular e distorções corneanas. A repetição constante dessa prática pode provocar várias doenças, como o ceratocone.

É melhor a criança usar lentes de contato ao invés de óculos, porque não machuca o nariz, fica mais bonito e o grau não aumenta?
As lentes de contato geralmente não são indicadas para crianças com menos de 13 anos de idade. Além de serem colocadas sobre a córnea, o que pode gerar graves alterações oculares por uso incorreto, usar lentes de contato exige maturidade e conhecimento dos sinais e sintomas de perigo. Sua finalidade e sempre terapêutica e não estética, além de que não estabilizam a visão.

Quem usa óculos não deve praticar esportes como futebol, basquete?
Esportes são um hábito saudável e recomendável para a saúde como um todo, e o uso de óculos não é contra-indicado ao esportista. É verdade, porém, que o uso de lentes de contato é muitas vezes mais recomendado, porque as lentes não atrapalham os movimentos, não caem do rosto e não se quebram ao impacto. Em alguns esportes como tênis, basquete, squash e natação, é recomendado o uso de óculos protetores mesmo para aqueles que não necessitam de correção óptica.

O banco de trás do carro é totalmente seguro para a criança?
O banco de trás do carro só é totalmente seguro para a criança se ela permanecer sentada e não se debruçar no vão entre os bancos da frente, pois em caso de uma freada brusca a criança pode bater com a cabeça no console do carro.

Esforço visual pode "gastar" ou prejudicar a visão?
Não. Escrever, ver TV, jogar "vídeo game" ou trabalhar não provoca o "gasto" da visão por mais baixa que ela seja.

O sol faz mal para os olhos do bebê?
Se sair ao sol, proteja sempre os olhos do bebê com uma fraldinha limpa ou chapeuzinho. A exposição ao sol das 7:00 às 10:00 hs é muito importante para os ossos do bebê, mas pode haver dano ocular se o bebê olha-lo diretamente.

O bebê pode ter o canal lacrimal entupido e lacrimejar?
Sim, a criança pode nascer com o canal que leva a lágrima para o nariz entupido, e ainda assim lacrimejar. O problema costuma ser tratado com massagens e uso de colírios antibióticos. Se isso não resolver, deve ser feita uma sondagem das vias lacrimais (desbloquear o canal) antes do primeiro ano de vida.

Ler com pouca luz pode enfraquecer a visão da criança?
Não, pode cansar ou dificultar a leitura (consequentemente prejudicando o rendimento escolar da criança) mas não enfraquece a visão.

Existe algum exercício para diminuir o grau dos óculos ou evitar seu aumento?
Não. Existem exercícios oculares para alguns casos de fraqueza dos músculos responsáveis pela convergência dos olhos. Mas não existe exercício para diminuir ou fazer estacionar a evolução da miopia, hipermetropia ou astigmatismo

Usar lentes de contato faz a miopia estacionar?
Não. O aumento da miopia é diretamente relacionado ao crescimento do globo ocular. Usar óculos ou lentes de contato não vai alterar a evolução normal da miopia.

Qual a melhor lente de contato?
Os diversos tipos de lentes de contato disponíveis no mercado hoje foram desenvolvidas para atender às necessidades de diferentes tipos de usuário. Para saber qual a sua necessidade, consulte um oftalmologista de sua confiança, que fará os exames ópticos e os testes de adaptação para saber qual lente de contato serve melhor à sua necessidade.

É possível contrair AIDS ao usar lentes de contato de uma pessoa portadora do vírus?
Até onde a medicina tem conhecimento sobre a doença, é praticamente impossível contrair AIDS pelas lentes de contato ou lágrimas de um aidético.

Existe algum tratamento alternativo à cirurgia para curar a catarata?
Não. O único procedimento eficaz é a cirurgia. Não existe nenhum tipo de tratamento clínico ou medicação que cure ou mesmo retarde a evolução da catarata. O que ocorre é que o desenvolvimento da doença pode cessar espontaneamente, e algumas pessoas erroneamente associam o fato ao uso de algum medicamento.

Os homens correm mais riscos de ter glaucoma que as mulheres?
Não. Até hoje não foi apresentado nenhum estudo que indicasse isso. O Glaucoma é basicamente relacionado à idade, sendo mais comum o seu aparecimento após os 40 anos de idade. 2% de toda a população dessa faixa etária sofre de glaucoma. Além disso, correm maior risco de apresentar glaucoma os cidadãos de origem afro, os míopes e as pessoas que tiverem algum familiar que tenha sofrido essa doença. Quem tiver essas características deve se prevenir e visitar o oftalmologista com maior freqüência.

O Cloro é perigoso para os olhos ? O que fazer em caso de acidente?
Sim. O cloro e outros agentes químicos de uso doméstico comum podem causar danos graves aos olhos, as chamadas queimaduras químicas. Em casos como esse o olho deve ser lavado em água corrente por 20 a 30 minutos (a água de torneira pode ser substituída solução fisiológica, se disponível). Somente após a irrigação do olho se deve procurar o pronto socorro, pois o tempo gasto para chegar a ele pode ser fatal para a recuperação dos olhos.

As conjuntivites alérgicas podem passar de um olho para o outro?
As conjutivites alergicas geralmente ocorrem nos dois olhos, muito raramente podem ocorrer em um só olho. Se ocorre em apenas um olho, uma causa provável seria o agente causador da alergia entrar em contato apenas com esse olho, como ocorre quando cai um cisco ou após cirurgia em que fica um fio de sutura no olho. Outra possibilidade seria a pessoa coçar apenas o olho direito com as mãos contaminadas com o agente desecncadeador da alergia. Alergia ocorre em pessoas predispostas.Por outro lado, não é contagiosa e não passa de um olho para o outro nem de uma pessoa para outra. O que pode ocorrer é a manifestação alérgica começar apenas de um lado e depois atacar os dois olhos. Existem muitos tipos de conjuntivites alérgicas, todas elas tem como uma de suas principais características a presença de coceira nos olhos e ou nas pálpebras. Nunca se deve coçar os olhos, pois o ato de friccionar o olho libera substâncias que provocam mais coceira. É muito sábio o ditado popular que diz que comer e coçar é só começar. Colocar uma compressa de água filtrada fria (não gelada) alivia muito o desconforto nesses casos. Outros tipos comuns de conjuntivite são as crônicas, irritativas, infecciosas (causadas por vírus ou bactéria,) e traumáticas.






31/maio
Dr. Marcelo Cunha na revista '29HORAS'


13/fevereiro
Prestígio brasileiro


06/maio
Cataract cause discovered


05/maio
Gene therapy treatment works for inherited blindness


Arquivo de Notícias