Cuidados e prevenção28 de janeiro de 2025

Diabetes e Visão: A Importância do Controle Glicêmico na Saúde Ocular

Diabetes e Visão: A Importância do Controle Glicêmico na Saúde Ocular

A diabetes é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 2025, cerca de 300 milhões de pessoas terão diabetes, o que reforça a importância de discutirmos as complicações que a diabetes pode causar além do sistema metabólico, especialmente nos olhos, uma vez que a visão é um dos sentidos mais valiosos para o ser humano.

 

Como o excesso de glicose no sangue pode afetar os olhos?

 

O excesso de glicose no sangue, característico da diabetes, pode levar a danos significativos em várias partes do corpo, incluindo os olhos.

 

A hiperglicemia crônica, condição comum em diabéticos que não controlam adequadamente sua glicemia, pode resultar em alterações nos vasos sanguíneos da retina, a camada mais interna do olho responsável pela captação de imagens.

 

Essas alterações vasculares podem causar inchaço, vazamentos, e o crescimento anormal de novos vasos sanguíneos, comprometendo seriamente a visão.

 

Principais doenças oculares relacionadas ao diabetes

 

A retinopatia diabética é a complicação ocular mais comum e grave associada ao diabetes e se caracteriza pela deterioração dos vasos sanguíneos que irrigam a retina. 

 

Nos estágios iniciais, a retinopatia diabética pode não apresentar sintomas, ou apenas sintomas leves, mas pode progredir para uma perda de visão irreversível se não for tratada a tempo.

 

Outras condições oculares como o edema macular diabético, o glaucoma e as cataratas também são mais comuns em pessoas com diabetes, reforçando a necessidade de uma vigilância oftalmológica periódica.

 

Importância do controle glicêmico

 

O controle glicêmico efetivo é importante para prevenir ou retardar o aparecimento e a progressão das complicações oculares em diabéticos.

 

A manutenção de níveis de glicose no sangue é altamente recomendada porque pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento e progressão da retinopatia diabética.

 

Além disso, um controle glicêmico adequado está associado a uma menor incidência de outras complicações da diabetes, incluindo doenças cardíacas, renais e neuropatias.

 

Exames de vista regulares para a detecção precoce de problemas oculares em diabéticos

A realização de exames de vista regulares é indicada para a detecção precoce de problemas oculares em pessoas com diabetes.

Recomenda-se que indivíduos diabéticos realizem um exame oftalmológico completo, incluindo a dilatação da pupila para examinar a retina, pelo menos uma vez por ano.

 

A detecção e o tratamento precoces de condições como a retinopatia diabética podem prevenir a perda de visão.

 

Importância do acompanhamento regular com um oftalmologista

 

O acompanhamento regular com um oftalmologista é importante para a manutenção da saúde ocular em pessoas com diabetes.

 

Este profissional é capaz de monitorar as mudanças na visão e na saúde dos olhos ao longo do tempo, orientando sobre as melhores práticas para preservar a visão.

 

Além disso, o oftalmologista pode recomendar tratamentos específicos para as complicações oculares relacionadas ao diabetes, como injeções intraoculares, fotocoagulação a laser ou cirurgia, dependendo do caso.

Aproveite para cuidar da sua saúde ocular agora mesmo! Agende aqui a sua consulta com a Clínica de Olhos Moacir Cunha, que é especialista em oftalmologia há mais de 80 anos.

Compartilhe este post

Contato via WhatsApp