Orbscan: o que é, indicações e como é feito
O Orbscan é uma ferramenta com tecnologia avançada para os diagnósticos oftalmológicos que permite explorar detalhes da córnea de forma aprofundada.
É um exame com resultados tridimensionais (3D) que tem a capacidade de avaliar a espessura, curvatura e o formato da córnea, permitindo diagnósticos precoces e auxiliando na escolha do tratamento mais adequado para cada alteração ocular.
O que é o Orbscan
O Orbscan, também chamado de tomografia de córnea, é justamente uma tomografia que utiliza tecnologia de emissão de luz projetada sobre a córnea para criar uma representação tridimensional (3D) dessa estrutura.
Pode ser considerado diferente dos exames convencionais, já que o Orbscan oferece uma análise profunda e detalhada da saúde ocular, capturando não apenas a superfície, mas também a estrutura interna da córnea, sua curvatura, espessura e as possíveis alterações.
Como é realizado o Orbscan
O procedimento é simples e rápido, onde o paciente é orientado a se posicionar em frente ao aparelho, que utiliza a emissão de feixes de luz para mapear a córnea.
Não é necessário qualquer contato físico do aparelho com os olhos, o que torna o exame confortável e indolor.
Em outro momento, as leituras mapeadas da córnea geram resultados que serão avaliadas pelo médico oftalmologista, auxiliando no diagnóstico e na escolha do tratamento mais adequado para aquela condição de saúde observada.
Quais são as indicações para o Orbscan
O Orbscan pode ser indicado em diversas situações oftalmológicas. Desde o pré-operatório de cirurgias refrativas, até a detecção e acompanhamento de condições como o ceratocone.
Além disso, pode ser indicado para:
- Avaliação de tratamentos;
- Avaliação da espessura corneana;
- Analisar a profundidade de câmara anterior;
- Ajudar no acompanhamento do glaucoma;
- Avaliar a adaptação de lentes de contato;
- Avaliação pré e pós-transplante de córnea.
Orientações importantes
Em geral, o paciente deve evitar o uso de lentes de contato antes do exame para dar um “descanso” para a córnea. Se forem lentes gelatinosas, descansar pelo menos dois dias e, se forem rígidas, cinco dias.
Para esse procedimento não é necessário a dilatação das pupilas e nem a presença de acompanhante.
Além disso, informações detalhadas sobre histórico médico, especialmente relacionadas a cirurgias oculares anteriores, são fundamentais para uma interpretação completa dos resultados.
Cuide da sua saúde ocular
A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha faz parte do grupo Fleury e desde 1940 é referência em cuidados com a saúde dos olhos, pois conta com uma infraestrutura projetada exclusivamente para a realização de exames e outros procedimentos para tratar e cuidar de condições relacionadas à visão.
Conheça nossas unidades e aproveite para agendar sua consulta ou exame com um de nossos especialistas - o agendamento pode ser feito via telefone ou WhatsApp.
Compartilhe este post




