Retina
A retina consiste em uma fina camada de tecido nervoso que reveste a cavidade interna dos olhos. Ela é responsável por captar a luz e convertê-la em impulsos nervosos para o cérebro através do nervo óptico.
O que é a retina?
A retina é uma rede de células sensoriais que desempenham um papel fundamental na percepção visual, convertendo a luz em sinais elétricos que são conduzidos até o cérebro onde são interpretados. Ela pode ser comparada ao filme de uma câmera fotográfica.
Esse tecido é composto por dez camadas, das quais se destaca a camada de fotorreceptores que são responsáveis pela transformação da luz em impulsos elétricos, que são conduzidos ao cérebro através do nervo óptico.
A região da retina considerada mais nobre é a mácula, onde é o centro da visão. Essa região central é composta por milhões de fotorreceptores, responsáveis pela visão de detalhes e de cores.
O que pode causar complicações na retina?
Diversos fatores podem promover complicações na retina, desde condições genéticas até hábitos de vida. Dentre essas causas se destacam:
● Oclusões vasculares: assemelham-se aos infartos agudos do coração e AVCs. As oclusões venosas ou arteriais podem ocorrer na retina e causar hemorragias, isquemias e edema retiniano. Elas podem evoluir com baixa de visão súbita, grave e às vezes irreversível;
● Diabetes mellitus: além de acometer rins, coração e circulação periférica, pode também afetar a visão. O aumento da glicemia sanguínea pode comprometer os vasos retinianos levando a retinopatia diabética. Essas alterações podem ser inicialmente silenciosas, e muitas vezes diagnosticadas em fases já avançadas e muito graves, com risco de cegueira. Desta forma o acompanhamento semestral e/ou anual do fundo de olho em pacientes com diabetes mellitus é fundamental.
● Hipertensão arterial sistêmica: a flutuação da pressão arterial pode causar alterações nos vasos retinianos. Essas alterações podem ser silenciosas e levar a complicações visuais. Por isso o acompanhamento com médico oftalmologista é recomendado.
● Estresse: o estresse pode estar associado a uma condição chamada descolamento seroso de retina. A coriorretinopatia serosa central é mais comum em pacientes jovens do sexo masculino que apresentam queixa de baixa de acuidade visual ou borramento da visão central;
● Descolamento de retina: o descolamento regmatogênico de retina pode ocorrer de forma idiopática ou associado à alguns fatores de riscos, como antecedente de alta miopia, cirurgias intraoculares e após trauma ocular. A avaliação de sua retina pode detectar lesões predisponentes ou a prática esportiva com proteção ocular podem evitar essa grave patologia retiniana.
● Envelhecimento: existem alterações retinianas inerentes ao envelhecimento, principalmente em pessoas acima de 60 anos. A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é o acúmulo de material abaixo da retina e pode acometer a região central, causando distorção e/ou baixa visão. Além da idade, outros fatores de risco para DMRI são história familiar, tabagismo e exposição solar.
Como prevenir doenças na retina?
A prevenção com avaliação oftalmológica de rotina e a escolha de hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada, atividade física, evitar tabagismo e consumo excessivo de álcool e acompanhamento clínico regular, com controle dos fatores de risco para diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemia e outras doenças sistêmicas também é essencial para sua saúde ocular.
Como são os tratamentos?
Os tratamentos de retina podem ser clínicos e cirúrgicos. Além de controle dos fatores de riscos ou doenças de base, pode ser necessário o uso de colírios tópicos, medicamentos orais ou injeções de medicamentos intra-oculares. Em alguns casos, pode ser necessário terapia a laser de retina ou cirurgias vitreorretinianas.
Cuide da sua saúde ocular
A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha faz parte do grupo Fleury e desde 1940 é referência em cuidados com a saúde dos olhos, pois conta com uma infraestrutura projetada exclusivamente para cirurgias oftalmológicas para o tratamento de alterações da retina.
Conheça nossas unidades e aproveite para agendar sua consulta com um de nossos especialistas - o agendamento pode ser feito via telefone ou WhatsApp.
Compartilhe este post

Dr. Ricardo Okada Nakaghi
Oftalmologista




