Retinografia: o que é, indicações, como é realizada e orientações
A retinografia é um exame fotográfico importante para a avaliação e acompanhamento oftalmológico.
O que é a retinografia
A retinografia é um exame oftalmológico de fotodocumentação que tem como objetivo capturar imagens digitais do fundo do olho, como a retina e o nervo óptico.
Existem equipamentos que permitem a avaliação detalhada da região central da retina e outros, que permitem uma avaliação panorâmica (200 graus) da retina, da periferia da retina e da base vítrea.
Como é realizada a retinografia
O exame é simples, rápido e não invasivo. O paciente é posicionado diante de um aparelho, que captura imagens de alta resolução do fundo do olho. Em alguns casos, é necessário o uso de colírios para dilatar as pupilas, facilitando a visualização mais ampla e detalhada. Não há contra-indicação para o exame.
Quais indicações para a retinografia
A retinografia é indicada para detecção e monitoramento de doenças oculares, sendo as mais comuns:
● Retinopatia diabética;
● Retinopatia hipertensiva;
● Degeneração macular;
● Oclusões vasculares retinianas;
● Distrofias retinianas;
● Descolamento de retina;
● Maculopatias cirúrgicas, como buraco macular, membrana epirrretiniana e outras;
● Distrofias retinianas;
● Uveítes/Coroidites;
● Trauma ocular;
● Glaucoma;
● Doenças do nervo óptico
● Outras
Vale ressaltar que a retinografia também pode ser solicitada pelo oftalmologista durante uma consulta de rotina, assim como nos casos dos pacientes que notarem que possuem algum problema na visão, os quais devem procurar ajuda médica imediatamente para verificar o problema.
Orientações importantes
Para esse exame pode ser necessária a dilatação das pupilas e, por isso, a presença obrigatória de um acompanhante.
Não há contraindicação para a realização do exame.
Há alguns aparelhos que permitem a captura de imagens em crianças, ou em pacientes sob sedação e até aparelhos portáteis para pacientes com dificuldade de locomoção ou de mobilidade cervical. Para a captura da imagem, é necessário os meios oculares transparentes.
Além disso, informações detalhadas sobre históricos médico e oftalmológico são fundamentais para uma interpretação correta dos resultados. O exame pode ser complementar ao mapeamento de retina e outros exames do fundo do olho, como a Tomografia de coerência óptica (OCT).
Cuide da sua saúde ocular
A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha faz parte do grupo Fleury e desde 1940 é referência em cuidados com a saúde dos olhos, pois conta com uma infraestrutura projetada exclusivamente para a realização de exames e outros procedimentos para tratar e cuidar de condições relacionadas à visão.
Conheça nossas unidades e aproveite para agendar sua consulta ou exame com um de nossos especialistas - o agendamento pode ser feito via telefone ou WhatsApp.
Compartilhe este post




