Testes18 de março de 2025

Teste ortóptico: o que é, como é realizado e indicações

Teste ortóptico: o que é, como é realizado e indicações

Teste ortóptico: o que é, como é realizado e indicações

O teste ortóptico é fundamental no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de distúrbios do movimento ocular e permite aos oftalmologistas identificarem e cuidarem de questões relacionadas à coordenação ocular e à visão binocular alterada. 

O que é o teste ortóptico

O teste ortóptico é um exame oftalmológico que tem como objetivo avaliar a coordenação e o alinhamento dos olhos. 

Ele identifica os possíveis desequilíbrios musculares ou problemas de convergência, elementos importantes para uma visão binocular eficiente. Isso é, quando os olhos convergem para um ponto fixo de forma equilibrada. Havendo um desequilíbrio, como é o caso do estrabismo, o paciente pode desenvolver problemas como a ambliopia ou "Olho Preguiçoso".

Como é realizado teste ortóptico

Em geral, a realização do teste ortóptico é rápida, indolor e não invasiva ao paciente. 

O oftalmologista pode utilizar diversas técnicas e instrumentos para avaliar os movimentos oculares e a coordenação dos olhos. E, nos testes de convergência, onde os olhos são direcionados para objetos em diferentes distâncias, o uso de prismas é comum durante o procedimento. 

O médico oftalmologista observa atentamente a resposta dos olhos às diferentes demandas visuais, identificando os eventuais desvios ou dificuldades de alinhamento, permitindo um diagnóstico mais adequado e um tratamento mais personalizado. 

Quais indicações para teste ortóptico

O teste ortóptico pode ser recomendado em casos de estrabismo, ambliopia (olho preguiçoso) e sintomas como visão dupla ou fadiga ocular. 

Os pacientes que apresentam dificuldades ao ler, trabalhar no computador ou se queixam de desconforto visual constante, também podem realizar o teste. 

Além disso, nas consultas de rotina, o teste é considerado importante para avaliar a visão das crianças, auxiliando na identificação precoce de problemas que podem afetar o desenvolvimento visual e comprometer a qualidade de vida. 

Orientações importantes 

O paciente deve utilizar suas correções visuais habituais, como óculos ou lentes de contato, durante o exame. Para esse procedimento pode ser necessário a presença de um acompanhante, mas não é necessária a dilatação das pupilas. 

Vale ressaltar que fornecer informações detalhadas sobre histórico médico, especialmente relacionadas a cirurgias oculares anteriores e uso de colírios contínuos, é fundamental para uma interpretação completa dos resultados.

Cuide da sua saúde ocular

A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha faz parte do grupo Fleury e desde 1940 é referência em cuidados com a saúde dos olhos, pois conta com uma infraestrutura projetada exclusivamente para a realização de exames e outros procedimentos para tratar e cuidar de condições relacionadas à visão. 

Conheça nossas unidades e aproveite para agendar sua consulta ou exame com um de nossos especialistas - o agendamento pode ser feito via telefone ou WhatsApp.

Compartilhe este post

Contato via WhatsApp