Uveíte: saiba tudo sobre essa inflamação dos olhos
A uveíte é uma inflamação que pode afetar apenas um ou os dois olhos, e resulta em olhos vermelhos, sensibilidade à luz e visão embaçada.
O que é uveíte?
A uveíte é uma inflamação da úvea, que é composta pela íris, corpo ciliar e coroide. Essa inflamação pode ser aguda ou crônica, e classificada como anterior, posterior ou intermediária, de acordo com a região do olho acometida.
É uma condição de saúde que pode levar a complicações, comprometendo a visão se não tratada adequadamente, podendo causar catarata, glaucoma, perda progressiva da visão e até mesmo cegueira.
Os sintomas mais comuns da uveíte são olhos vermelhos, fotofobia (sensibilidade à luz), visão turva, moscas volantes, dor de cabeça e dor ocular.
O que causa a uveíte?
Existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da uveíte, desde infecções até condições autoimunes.
Infecções virais, bacterianas ou fúngicas podem ser causas diretas ou gatilhos para alguns tipos de uveíte.
Além disso, doenças autoimunes como a artrite reumatoide da infância e do adulto, lúpus, as espondiloartropatias e doenças inflamatórias intestinais também estão associadas às uveítes.
Como a uveíte pode ser diagnosticada?
O diagnóstico da uveíte envolve uma avaliação clínica detalhada e a realização de alguns exames específicos. Para isso, o oftalmologista deve analisar os sinais e sintomas, histórico médico e a característica da inflamação apresentada. Em alguns casos podemos indicar uma coleta de material do fluido intra ocular para análise em laboratório.
Vale ressaltar que o diagnóstico correto é de extrema importância, uma vez que as uveítes podem ser confundidas com os sintomas das conjuntivites, e, se não tratadas de forma adequada, podem evoluir com complicações.
Como é o tratamento da uveíte?
Para controlar a inflamação, aliviar os sintomas e prevenir complicações, colírios com corticosteroides, anti-inflamatórios não esteroides e imunossupressores podem ser prescritos.
Mas, dependendo da gravidade do quadro do paciente, injeções intraoculares ou cirurgias oculares podem ser consideradas.
Como prevenir a uveíte?
Em geral, a prevenção da uveíte envolve cuidados com a saúde ocular, vacinação para as doenças imunopreviníveis e controle de condições autoimunes. A identificação precoce de alterações nos olhos e o tratamento adequado imediato de infecções oculares são fundamentais.
Além disso, vale ressaltar que estar com os exames oftalmológicos em dia e se consultar periodicamente com o especialista em olhos garante uma boa saúde ocular e evita complicações na visão.
A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha faz parte do grupo Fleury e desde 1940 é referência em cuidados com a saúde dos olhos, pois conta com uma infraestrutura projetada exclusivamente para cirurgias oftalmológicas para o tratamento de diversas condições.
Conheça nossas unidades e aproveite para agendar sua consulta com um de nossos especialistas - o agendamento pode ser feito via telefone ou WhatsApp.
Compartilhe este post




