Consultas: 11 3016.9900

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 13h

Daltonismo: Entenda essa condição e como ela afeta a visão

Caracterizado pela deficiência na percepção das cores, o daltonismo afeta cerca de 15 milhões de brasileiros  

Como você enxerga o mundo? Sabia que existem pessoas que não conseguem distinguir cores da mesma forma que você, afetando a sua percepção?

Somente no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas convivem com o daltonismo, com maior presença em homens do que em mulheres.  

O daltonismo se manifesta ainda na infância, quando a pessoa apresenta dificuldade para distinguir as cores vermelho e verde, e em alguns casos os tons de azul e amarelo. A discromatopsia, nome dado ao daltonismo, é uma alteração genética que ocorre diretamente nas células que ficam localizadas na retina, chamadas cones. 

 

Por que o daltonismo afeta as cores vermelho, azul e verde?

Isso acontece porque em nossos olhos estão presentes três tipos de células cones, sendo responsáveis pela visão dessas cores, dessa forma essa condição afeta também a percepção de outras cores que são a mistura ou derivação de suas tonalidades. 

 

Tipos de Daltonismo

Existem três tipos de daltonismo que podem se manifestar na visão dos pacientes:

  • Acromático: Considerado o mais raro, a pessoa enxerga com grande limitação de cores, apenas em tons de preto, branco e cinza.
  • Dicromático: Afeta diretamente as cores vermelho, verde e azul, de forma que o daltônico enxerga tons mais desbotados, identificando apenas duas delas.
  • Tricromático: O mais comum dos três, a pessoa apresenta uma leve dificuldade na identificação das cores, afetando diferentes tonalidades de vermelho, verde e azul. 

 

Daltonismo em homens x mulheres

O daltonismo é causado por conta de uma anomalia de caráter hereditário e recessivo, presente no cromossomo X, afetando diretamente os homens que possuem apenas um desses cromossomos.

Quando acontece das mulheres receberem esse cromossomo portador da condição, a sua manifestação se torna mais difícil, isso porque o outro cromossomo X pertencente a elas acaba por estabilizar e compensar essa alteração. 

As mulheres portadoras do cromossomo com essa condição, ainda podem transmitir aos seus filhos, porém, para que ele se manifeste é necessário que o pai e a mãe sejam daltônicos.

 

Como é realizado o diagnóstico do Daltonismo 

O diagnóstico do daltonismo pode ser realizado de duas formas diferentes: 

  • Teste de Ishihara: 

É o exame mais popular, consiste em identificar números formados por pontos e cores diferentes em placas, isso porque, pessoas com daltonismo têm dificuldades ou não conseguem enxergar o número apresentado. 

  • Anomaloscópio de Nagel:  

Para esse teste é utilizado um aparelho específico que vai dividir o campo de visão do paciente, iluminando uma parte com luz monocromática em tom amarelo, e a outra parte com cores verdes e vermelhas. 

Para isso, o paciente tem que igualar as tonalidades das cores presentes dos dois lados, ao comparar as tonalidades reais e a que está sendo visualizada, o oftalmologista identifica e determina o grau de daltonismo do paciente. 

 

Tratamento

Atualmente não existe um procedimento cirúrgico ou tratamento que seja capaz de reverter essa condição, o que pode ser feito para auxiliar o paciente no dia a dia é o uso de lentes de óculos com filtro de cores, isso ajuda no contraste, permitindo que a pessoa enxergue melhor. 

 

Conheça a Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha

Com mais de 80 anos de tradição em atendimento oftalmológicos, a Clínica dos Olhos Dr. Moacir Cunha, oferece um centro médico tecnológico e especializado nos cuidados da saúde ocular, pronto para atender às dez das principais especialidades oftalmológicas, preservando o seu compromisso de um atendimento de excelência e ético. 

Entre em contato para agendar a sua consulta com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Central de atendimento