Cirurgia refrativa
A Cirurgia Refrativa é o nome dado à cirurgia que visa corrigir os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo), através do Excimer Laser, que, modela a curvatura da córnea de acordo com a correção desejada.
As diferentes técnicas cirúrgicas
LASIK:
No LASIK, o Laser é aplicado nas camadas intermediárias da córnea, sendo a camada superficial preservada na forma de uma película que será recolocada imediatamente após a aplicação. Em geral, coloca-se uma lente de contato terapêutica no pós-operatório que é retirada no dia seguinte da cirurgia.A cirurgia costuma a ser realizada nos dois olhos no mesmo dia, e dura em torno de cinco minutos por olho. O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando apenas óculos escuros ou protetores de plástico transparente. É considerada uma técnica cirúrgica com pós-operatório menos doloroso que o PRK, porém necessita de uma espessura maior de córnea do paciente.
PRK:
É uma abreviação de Photo Refractive Keratectomy, onde o Laser é aplicado diretamente sobre a superfície da córnea. Em geral, Coloca-se uma lente de contato terapêutica no pós-operatório que é retirada entre cinco e sete dias após a data cirúrgica. A cirurgia costuma a ser realizada em duas etapas (um olho por vez) priorizando o conforto do pós-operatório, devido ao embaçamento provocado pela cicatrização, tendo uma média de 10 a 15 dias de intervalo de um olho para o outro.