Consultas: 11 3016.9900

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 13h

3 Doenças mais comuns na retina

O deslocamento da retina é causado por diferentes motivos, quando não tratado devidamente  pode levar a perda parcial ou total da visão

A retina é formada por uma camada fina de tecido nervoso com milhões de células fotorreceptoras, que estão localizadas no fundo do olho. Alterações presentes na retina, independentemente do seu grau de intensidade, são consideradas delicadas, podendo oferecer riscos à saúde dos olhos do paciente, e quando não tratadas devidamente podem levar a perda parcial ou total da visão

A melhor forma de tratamento ainda é a prevenção e identificar de maneira precoce os principais sintomas, permitindo os cuidados adequados e maiores chances de recuperação. 

Pensando nisso, e em como podemos auxiliar na saúde da sua visão, separamos 3 doenças mais comuns da retina e suas principais características. 

 

Deslocamento de Retina

O descolamento da retina do fundo do olho acontece devido a diversos fatores, como:

  • Inflamações;
  • Traumas;
  • Envelhecimento natural

Quando isso ocorre o globo ocular acaba por não receber os devidos nutrientes, causando assim a degeneração do tecido e a perda de visão

Os sintomas do descolamento de retina são facilmente identificados por flashes de luz que surgem no campo de visão e pontos flutuantes nas imagens. 

Retinopatia diabética 

Uma doença de caráter progressivo, a retinopatia diabética é causada pela ação do diabetes nos vasos sanguíneos localizados no fundo do olho, causando hemorragias e o vazamento do líquido presente na retina. 

A manifestação pode acontecer de diferentes maneiras, não apresentando sintomas visuais quando leve ou moderada. Porém, a Retinopatia Diabética Proliferativa pode levar a perda da visão. 

Os principais sintomas da Retinopatia Diabética são:

  • Vista embaçada;
  • Imagens distorcidas;
  • Manchas na visão;
  • Visão periférica afetada

Degeneração Mácula

A mácula, parte central da retina, é a responsável pelo centro do campo de visão, permitindo enxergar com maior nitidez as imagens, além da percepção de cores. A degeneração da mácula acontece devido a fatores genéticos, afetando com maior frequência pessoas com mais de 50 anos. 

A mácula pode sofrer alterações causadas pela presença do diabetes, hipertensão arterial e acúmulo de resíduos do metabolismo na área afetada. 

Os principais sintomas são a distorção e bloqueio central da visão, prejudicando o foco dos olhos para identificar detalhes e visualização de objetos, além de prejudicar diretamente a percepção do brilho das cores. 

Como prevenir doenças na retina

Muitas das doenças que afetam a retina são silenciosas, surgindo por condições genéticas ou combinadas com outras anomalias.

Para a manutenção da saúde dos olhos é indicada a prática regular de atividades físicas, assim como uma dieta balanceada, rica em vitaminas e nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo e ômega-3. Além de evitar fatores de risco para a saúde, como diabetes, hipertensão e o consumo de álcool e tabaco.  

Os cuidados ainda são a melhor forma de prevenção, sendo indicado sempre a realização periódica de uma avaliação completa com o médico oftalmologista, isso porque ele irá identificar de forma precoce o surgimento da doença e indicar o tratamento mais adequado para cada necessidade.  

 

Conheça a Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha

Cuide da saúde dos seus olhos com quem possui mais de 80 anos de tradição. A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha é referência  em atendimento oftalmológico, oferecendo um centro médico tecnológico e especializado nos cuidados da saúde ocular.

A Clínica dos Olhos Dr. Moacir Cunha atende dez das principais especialidades oftalmológicas, preservando o seu principal compromisso em realizar um atendimento ético e de excelência. 

Entre em contato para agendar a sua consulta com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Central de atendimento