Consultas: 11 3016.9900

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 13h

3 Doenças oftalmológicas que merecem atenção na terceira idade

À medida que envelhecemos, é natural que nosso corpo passe por algumas mudanças, impactando também na saúde dos nossos olhos, principalmente ao chegar na terceira idade.

 

O envelhecimento é um dos principais fatores de risco que levam a cegueira, isso porque, é nessa fase da vida que diversas doenças se manifestam com maior intensidade e quando diagnosticadas tardiamente, ou quando não recebem os devidos cuidados, podem causar a perda da visão.  

Alguns sinais comuns podem significar a presença de doenças oftalmológicas, necessitando de cuidados especiais. Hoje, vamos falar um pouco sobre essas doenças que merecem maior atenção na terceira idade e destacar os cuidados e tratamentos necessários para cada uma delas. 

  • Catarata:

Uma das doenças oculares mais frequentes entre os idosos, a catarata ocorre quando o cristalino dos olhos fica opaco, causando uma perda progressiva da visão do paciente. 

Entre os principais sintomas que identificam a catarata estão a visão embaçada e sensibilidade à claridade. 

Os tratamentos mais indicados a pacientes com catarata são procedimentos como a remoção do cristalino opaco e a substituição por lentes intraoculares, corrigindo assim a visão prejudicada.

  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI):

A DMRI é uma doença que afeta diretamente a mácula, parte importante da retina e responsável pela visão central. Com o passar dos anos essa doença se torna mais frequente, e quando não tratada corretamente pode causar a perda da visão. 

Entre os principais sintomas apresentados pelo DMRI estão a dificuldade de leitura e distorção da visão, além da redução da percepção das cores.

O seu tratamento consiste em técnicas como injeções intraoculares de medicamentos que auxiliam na estabilização da doença e na preservação da visão. 

  • Glaucoma:

Uma doença de caráter crônico, o glaucoma causa danos progressivos no nervo óptico, aumentando o risco do desenvolvimento da doença em pacientes idosos. 

Por ser uma doença silenciosa e de difícil identificação em sua fase inicial, o glaucoma é uma problema perigoso para a saúde da visão dos pacientes, sendo indicado a realização periódica dos exames oftalmológicos.

Os cuidados com o glaucoma podem variar de acordo com a sua intensidade, sendo indicado o uso de colírios e cirurgias, de modo que seja controlada a pressão intraocular e evitando a progressão da doença. 

 

Cuide da saúde da sua visão em todas as fases da vida

Todas as etapas da vida necessitam de cuidados especiais com a saúde dos olhos. Na Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha, oferecemos os principais tratamentos para doenças oftalmológicas, com médicos especializados e um centro médico moderno para o atendimento em excelência aos cuidados da sua saúde ocular. Agende a sua consulta.

Central de atendimento