Consultas: 11 3016.9900

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 13h

3 doenças vilãs da sua visão no verão

Com o verão estamos mais expostos a impurezas e as ações dos raios UV, que em período prolongado pode resultar em diversas doenças oculares 

No verão fazemos diversas atividades ao ar livre, afinal, todo mundo quer aproveitar os dias de sol e calor para se divertir. Porém, quando não são tomados os cuidados corretos sua visão pode ser prejudicada. 

Isso porque o verão é a estação mais propícia aos casos de infecções, alergias e transtornos oculares causados pela grande exposição aos raios UV. Em casos mais graves, a exposição exagerada pode contribuir para o surgimento da catarata e da degeneração macular da retina. 

Para você entender melhor sobre as principais lesões e doenças causadas no verão, e como se prevenir, separamos três delas: 

 

  • Conjuntivite

A primeira da lista é uma das doenças mais comuns nessa época do ano: a conjuntivite, que  apresenta duas formas, a tóxica e a viral

A conjuntivite tóxica acontece no contato com substâncias impuras, como poluição e cloro de piscina. Já a conjuntivite viral é mais comum ao compartilhar objetos contaminados, como toalhas ou contato direto com alguém que esteja infectado. 

A conjuntivite é uma doença provocada pela inflamação interna da pálpebra e das membranas responsáveis pelo revestimento do globo ocular, durando cerca de uma a duas semanas. Os  principais sintomas são:

  • Vermelhidão;
  • Irritação;
  • Coceira e ardência

Os cuidados são bastante simples, sendo indicado o uso de colírios lubrificantes ou anti-inflamatórios receitados pelo médico oftalmologista de maneira mais adequada ao tratamento.  

  • Ceratite 

A Ceratite é uma inflamação causada pela exposição prolongada aos raios UV, assim como grande excesso de luz solar, afetando a região externa dos olhos e progredindo rapidamente, quando não tratada pode levar à cegueira em casos mais graves. 

Além disso, outros fatores como se banhar em águas impróprias e complicações decorrentes da doença podem auxiliar no seu desenvolvimento. Entre seus principais sintomas podemos destacar:

  • Sensibilidade à luz;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Visão turma; 
  • Presença de sangue na vista 

 

O método mais eficiente de prevenção é o uso de bonés e chapéu e óculos escuros em atividades ao ar livre. Para o tratamento da ceratite, além da visita oftalmológica que é extremamente importante, é indicado o uso de colírios e lubrificantes adequados. 

  • Catarata

Muito comum em pacientes idosos, a catarata também pode afetar pessoas que estão constantemente expostas à grande luminosidade e luz solar, causando a perda progressiva da visão. Seus principais sintomas são:

  • Redução da visão;
  • Visão embaçada;
  • Cristalino com aspecto embaçado;
  • Sensibilidade a luz

O tratamento da catarata deve ser feito após a realização de um acompanhamento com o médico oftalmologista, em que será indicado a melhor forma de tratamento para inibir o avanço da doença, sendo mais comum a necessidade de intervenção cirúrgica. 

 

Cuide da saúde da sua visão nesse verão

Para aproveitar o verão ao máximo sem causar danos à saúde dos seus olhos, agende uma avaliação oftalmológica completa com os especialistas da Clínica de Olhos Moacir Cunha

A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha oferece o atendimento de referência nas principais especialidades oftalmológicas, preservando o seu maior compromisso em realizar um atendimento ético e de excelência. 

Entre em contato para agendar a sua consulta e tire todas as suas dúvidas.

Central de atendimento