Consultas: 11 3016.9900

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 13h

4 Cuidados fundamentais com a saúde dos olhos na praia

Dias de sol na praia sempre são divertidos e relaxantes, mas fique atento a alguns cuidado com os olhos para aproveitar ao máximo 

Com certeza as festas de fim de ano combinam muito com viagens principalmente para a praia, seja com a família ou amigos, é o momento do merecido descanso. Porém, nessa hora muitas pessoas acabam por descuidar da saúde, principalmente da ocular, o que pode causar doenças e contrair infecções nos olhos

Para que você aproveite ao máximo o seu dia na praia, separamos 4 cuidados com os olhos que você não pode deixar de lado. 

  • Utilize sempre óculos de sol

Essa dica não serve apenas para dias na praia, e sim para qualquer passeio ao ar livre. O uso de óculos de sol de qualidade faz com que seus olhos estejam protegidos contra as ações dos raios UV, tão prejudiciais à saúde ocular

Antes de escolher o modelo que mais combina com o seu estilo, fique atento se ele conta com proteção UV. Quando não protegidos adequadamente contra a passagem dos raios ultravioletas, os olhos podem sofrer com doenças como catarata e distúrbios na retina. 

  • Cuidado ao passar o filtro solar

Ao aplicar o filtro solar evite as regiões próximas aos olhos, isso porque ao entrar em contato com a água e o suor, o produto tende a escorrer, causando ardência e irritação ao entrar em contato com a vista. 

Na hora de aplicar, não utilize muito do produto, apenas pouca quantidade que ficou presente nas mãos, e somente na parte inferior dos olhos, nunca na sobrancelha e pálpebras.

  • Não abra os olhos dentro da água

Outra dica que serve para ambientes que vão além da  praia, como piscinas e cachoeiras. Abrir os olhos debaixo da água se torna uma grande facilitadora de contágios e doenças infecciosas, além de causar irritação.

Acontece que a água pode conter uma grande quantidade de impurezas trazidas pela terra, areia, cloro e até mesmo urina. 

Por isso, ao praticar o mergulho utilize sempre óculos de proteção, de preferência com boa vedação, de forma que seus olhos estejam seguros o tempo todo. 

  • Evite utilizar lentes de contato ao mergulhar  

Quem utiliza lentes de contato pode ter uma exposição maior a infecções oculares em ambientes de praia, portanto, redobrar os cuidados e a manter a higiene das lentes fazem toda a diferença para a sua viagem, evitando contaminações. 

Ao mergulhar, retire sempre as lentes de contato, evitando que ela seja contaminada e se torne uma fonte para doenças provocadas por acanthamoebas e protozoários causadores da infecção ocular.

No caso de esquecer de retirá-las, se sentir algum incômodo, coceiras ou vermelhidão nos olhos, retire imediatamente as lentes e faça compressas de água gelada. Se o incômodo persistir,  procure um oftalmologista. 

Seguindo nossas dicas, o seu passeio na praia vai ser muito mais prazeroso e seguro, aproveitando o que há de melhor no verão, sol e mar. 

 

Antes de viajar, visite a Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha

Agende uma avaliação completa da saúde dos seus olhos, com quem conta com mais de oito décadas de tradição. A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha é referência  em atendimento oftalmológico, com um centro médico tecnológico e especializado para atender você e sua família com o máximo de qualidade nos cuidados da saúde ocular. 

A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha disponibiliza, médicos especializados nas dez das principais especialidades oftalmológicas, preservando o seu principal compromisso em realizar um atendimento ético e de excelência. 

Entre em contato para agendar a sua consulta com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Central de atendimento