Consultas: 11 3016.9900

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 13h

Câncer de mama e a saúde dos olhos: tem relação?

O câncer de mama pode impactar a saúde dos olhos de duas formas: por meio de metástases e através de efeitos adversos dos tratamentos, tais como olho seco.

1.Metástases: Através da corrente sanguínea, células tumorais chegam aos olhos e desenvolvem novos tumores. Ocorrem em cerca de 30% dos casos de doença sistêmica (quando o câncer não está localizado apenas na mama).1,2,3

Embora incomum, o oftalmologista pode ser o primeiro a suspeitar de câncer de mama ao detectar metástases oculares4. Essas metástases frequentemente se manifestam na coróide, que é uma área altamente vascularizada, mas também podem ocorrer na íris, pálpebras e na órbita5.

Os principais sintomas das metástases são: diminuição de acuidade visual, fofopsia (flashes luminosos), metamorfopsias (distorção da imagem) e desvio do globo ocular no caso de metástase em órbita.

  1. Olho seco: Os medicamentos antineoplásicos oferecem a chance de cura e aumento da sobrevida para paciente com neoplasias, porém, devido sua ação tanto em células normais quanto neoplásicas, podem desencadear efeitos adversos. Entre esses efeitos, destaca-se a toxicidade ocular, que se caracteriza por alterações na superfície dos olhos e no filme lacrimal. Olho seco é uma das consequências do tratamento do câncer de mama em mais de 60% das pacientes que fazem quimioterapia6.

Entre os principais sintomas do olho seco, estão: olhos vermelhos, ardor, sensação de areia, visão turva ou embaçada que melhora ao piscar, desconforto na TV, leitura e computador.

Lidar com o olho seco pode ser desafiador, mas é essencial buscar orientação médica. O tratamento adequado ajuda a aliviar os sintomas e melhora a qualidade de vida durante e após o tratamento do câncer de mama. O acompanhamento oftalmológico regular pode ajudar a detectar e tratar problemas oculares precocemente.

  1. Shields CL, Shields JA, Gross NE, Schwartz GP, Lally SE. Survey of 520 eyes with uveal metastases. Ophthalmology 1997;104:1265- 76.
  1. Konstantinidis L, Damato B. Intraocular metastases–A review. Asia Pac J Ophthalmol (Phila). 2017;6(2):208-14
  2. Georgalas I, Paraskevopoulos T, Koutsandrea C, Kardara E, Malamos P, Ladas D, et al. Ophthalmic metastasis of breast cancer and ocular side effects from breast cancer treatment and management: mini review. Biomed Res Int. 2015;2015:574086.
  1. Letson AD, Davidorf FH, Bruce RA. Chemotherapy for treatment of choroidal metastasis from breast carcinoma. Am J Ophalmol 1982;93:102-6.
  1. Vale S, Montalvo L, Baez E, Oliver AL. Intravitreal bevacizumab as therapy for refractory neovascular glaucoma secondary to iris metastasis of breast carcinoma. Am J Ophthalmol Case Rep. 2018;9:45-47
  1. https://doi.org/10.1016/j.breast.2020.07.009

Dra Márcia Motono, crm 56024, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1986), Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. Fez parte da equipe do Departamento de Oftalmologia do Hospital A.C.Camargo – Fundação Antônio Prudente de 1999-2019. Desde 2000 integrante da equipe da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha. Tem grande experiência na área de Oftalmologia, atuando principalmente em oftalmologia geral e oncologia ocular.

Central de atendimento