Consultas: 11 3016.9900

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 13h

Fique de olho nos sinais, inverno aumenta casos de olho seco

Com a chegada do inverno e tempos mais secos, é comum apresentar desconfortos na região dos olhos, devido a uma condição chamada de olho seco

A síndrome do olho seco é uma condição oftalmológica crônica, que tem como característica a redução da produção natural da lágrima, criando em menor quantidade ou de má qualidade. 

Esse distúrbio que afeta o filme lacrimal e a superfície ocular pode resultar em lesões na córnea. 

Como surge o olho seco

A síndrome do olho seco pode se manifestar devido a diversas condições em que o paciente está exposto como: 

  • Poluição
  • Uso constante de telas 
  • Traumas
  • Medicamentos prescritos
  • Uso constante de lentes de contato
  • Menopausa

 

Principais sintomas:

A síndrome do olho seco apresenta sintomas característicos, que podem variar de acordo com o paciente, entretanto, os mais comuns de serem diagnosticados são:

  • Sensação de secura
  •  Queimação ou coceira nos olhos
  • Vermelhidão nos olhos
  • Visão embaçada
  • Sensibilidade à luz
  • Sensação de corpo estranho nos olhos

 

Como é feito o diagnóstico do olho seco

Existem diferentes formas de diagnosticar a síndrome do olho seco, sendo as mais comuns o acompanhamento do médico oftalmologista para que possa medir a produção, taxa de evaporação, além da qualidade das lágrimas produzidas. 

Outro método, que é o mais utilizado, é o Teste de Schirmer, em que uma tira de papel de filtro é colocado no fundo do saco conjuntival inferior, medindo a quantidade de umedecimento da tira. 

Alguns testes são considerados mais específicos para o diagnóstico, como a citologia de impressão, teste de cristalização da lágrima, entre outros. 

 

5 Principais tratamentos  

Existem diferentes opções de tratamento para a síndrome do olho seco, dependendo da gravidade dos sintomas. Alguns tratamentos comuns incluem:

Uso de lágrimas artificiais: Auxiliam na lubrificação dos olhos e alívio da sensação de secura. 

Medicamentos: Alguns medicamentos prescritos estimulam o aumento da produção de lágrimas ou reduzem a inflamação nos olhos. Mas devem ser utilizados apenas sob acompanhamento médico.

Terapia de calor: A aplicação de compressas mornas nos olhos pode ajudar a estimular a produção de lágrimas e aliviar os sintomas.

Mudanças no estilo de vida: Algumas mudanças nos hábitos do paciente podem ajudar no tratamento, como o piscar mais frequente durante o uso de dispositivos digitais, evitar ambientes muito secos e com correntes de ar, além de óculos para proteção de atividades ao ar livre. 

Terapia Anti-inflamatória: Esses cuidados consistem no uso controlado de corticoide e ciclosporina, com o objetivo de minimizar os efeitos do processo imune presente nas glândulas lacrimais e superfície ocular. 

 

Há mais de 80 anos cuidando da saúde dos seus olhos

A Clínica dos Olhos Moacir Cunha, é reconhecida pelo seu comprometimento em oferecer cuidados especializados na saúde dos olhos para seus pacientes. 

Nossa equipe altamente qualificada identifica e oferece os melhores tratamentos oculares, como os cuidados com a síndrome do olho seco, desde sua identificação até o acompanhamento completo para um atendimento humanizado e que ofereça maior bem-estar aos pacientes. Agende uma consulta e cuide da sua saúde ocular.

Central de atendimento