Consultas: 11 3016.9900

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 13h

Lentes de contato: Quem pode usar?

Seja por estética ou por não se adequar aos óculos, alguns optam pela utilização de lentes de contato. Porém, é muito importante ficar de olho nas recomendações para um uso saudável 

As lentes de contato são uma das alternativas mais populares para corrigir problemas de visão, segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, mais de 2 milhões de brasileiros fazem uso das lentes.

Sendo escolhida pela estética ou pela comodidade ao praticar esportes e no dia a dia. Somente no Brasil é estimado que mais de 35 milhões de pessoas sofram com algum problema de visão

Porém, é muito importante que antes de optar pelo uso das lentes uma avaliação oftalmológica seja feita, identificando de maneira mais adequada às reais condições de cada paciente e o tratamento mais indicado.

Fique de olho nas condições que impedem o uso da lente de contato

Algumas condições de saúde dos olhos podem impossibilitar o uso das lentes de contato, sejam por oferecer riscos a visão de seu usuário como:

  • Olhos Secos
  • Alergias Oculares
  • Glaucoma
  • Ceratocone

4 Dicas de cuidados com o uso das lentes

Além da avaliação oftalmológica já citada, é muito importante que o usuário de lentes de contato siga algumas recomendações a fim de garantir maior conforto e saúde dos olhos

  • Higienize bem as mãos antes de manusear 

As mãos são um dos principais meios de transmissão de doenças, devido a sempre estarem em contato com superfícies impuras, o que ocasiona o contato com bactérias que podem prejudicar a saúde dos olhos. Por isso, nunca deixe de higienizar bem as mãos com sabonete neutro antes de colocar e retirar as lentes. 

  • Fique de olho em sua vida útil

Sim, as lentes de contato possuem prazo de validade e devem ser respeitadas, sendo trocadas de acordo com as especificações do fabricante e orientação do oftalmologista. Quando utilizadas fora da validade ou já desgastadas, aumentam as chances de infecções e desconforto nos olhos. 

  • Siga as orientações do seu oftalmologista

Ao optar pelo uso de lentes, converse com o seu médico sobre a sua condição e tire todas as suas dúvidas sobre manuseio, forma correta de colocá-las e retirá-las, além de como armazená-las de maneira adequada

  • De um tempo aos seus olhos

Ao utilizar as lentes de contato tenha períodos para o descanso dos olhos, o uso prolongado das lentes pode causar diversos riscos à saúde como infecções oculares. E lembre-se de jamais dormir com as lentes de contato. 

Agende a sua consulta na COMC 

A Clínica de Olhos Moacir Cunha possui um corpo clínico altamente qualificado, com oftalmologistas que são autoridades em suas áreas de conhecimento, formados pelas melhores universidades do país e dedicados à formação continuada. Agende sua consulta com nossos especialistas e cuide da saúde da sua visão.

Central de atendimento