Consultas: 11 3016.9900

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 13h

O que são drusas e como tratá-las

Com coloração amarelada que surgem na retina, as drusas são um sinal de alerta para doenças relacionadas a visão no paciente 

Com o passar da idade, é comum o surgimento de pequenas colorações amareladas na retina, principalmente em pacientes com mais de 60 anos. Chamadas drusas, são compostas por proteínas e lipídios acumulados ao longo do tempo, localizadas sob a retina, mais precisamente em uma camada de tecido sensível à luz atrás dos olhos. 

As drusas surgem devido a restos de células presentes no fundo do olho e que sofrem com o processo de degeneração, destruindo assim os fotorreceptores.

Embora as drusas não apresentem sintomas ou problemas de visão, é necessário atenção e acompanhamento para a identificação de outras patologias, como o aumento do risco do desenvolvimento da DMRI ou Degeneração Macular Relacionadas à Idade, sendo considerado um dos principais causadores da perda de visão em pacientes com mais de 50 anos. 

As drusas podem ser classificadas como moles e duras, sendo a primeira mais comum em seu surgimento e associadas a algum tipo de problema de visão. Já as drusas duras representam menor risco de atrofia da retina e perda de visão.

Diferenças entre drusas moles e duras

  • Drusas moles: 

As drusas moles são formadas por materiais orgânicos, comumente menores e de formatos irregulares, sendo mais difíceis de serem detectadas ao se misturarem com maior facilidade aos tecidos da retina. 

  • Drusas duras: 

As drusas duras têm em sua composição materiais mineralizados e uma forma melhor definida, além de bordas nítidas, sendo mais facilmente identificadas na realização de exames. 

Como prevenir o surgimento das drusas

Algumas medidas simples são de grande ajuda na prevenção de seu desenvolvimento, como a manutenção de bons hábitos, entre eles:

  • Abandonar o tabaco e álcool;
  • Alimentação saudável e equilibrada;
  • Controle da pressão arterial e glicemia;
  • Proteger os olhos ao se expor a grande luminosidade e raios UV;
  • Consumo de vitaminas que auxiliam na saúde ocular

Os principais tratamentos 

As drusas requerem alguns tratamentos, levando em consideração a sua localização e o nível presente da degeneração muscular, sendo recomendado um acompanhamento oftalmológico para o diagnóstico da saúde ocular e dos melhores cuidados. Os tratamentos mais comuns são:

  • Suplementos vitamínicos;
  • Terapia fotodinâmica; 
  • Injeções Intraoculares. 

Cuide da saúde da sua visão 

A Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha oferece o atendimento de referência nas principais especialidades oftalmológicas, preservando o seu maior compromisso em realizar um atendimento ético e de excelência. 

Entre em contato para agendar a sua consulta e tire todas as suas dúvidas

Central de atendimento